O que é e como funciona um cilindro hidráulico?

O que é e como funciona um cilindro hidráulico?

  • 01/07/2022 08:00:00

Cilindro hidráulico é, de certa forma, um atuador mecânico, ou seja, um equipamento que produz movimento. Se trata de uma peça utilizada para transformar energia hidráulica em energia mecânica. Ou seja, é um equipamento com função de integrar diferentes tipos de equipamentos, como, por exemplo, sistemas de articulação de máquinas. 

O cilindro possue formato linear e é composto por várias partes. Duas das partes mais importantes deste produto é a câmara e o pistão. 

A câmara é posicionada em uma das extremidades e tem como função principal conter qualquer tipo de óleo a ser pressurizado. O pistão fica na outra extremidade, e movimenta-se para dentro e também para fora da câmara, aumentando ou diminuindo o nível da pressão.

Ele é formado por diversas partes, como: haste, guia da haste, vedação da haste, êmbolo, vedação do êmbolo, anel raspador, flange dianteiro, conexão, câmara da haste e câmara do êmbolo. 

Cilindro

Há diferentes tipos de cilindros hidráulicos, e eles podem ser:

 

  • Cilindro diferencial;

  • Cilindro de ação simples;

  • Cilindro dupla ação;

  • Cilindro de atuação telescópico;

  • Cilindro equilibrado, dupla ação, pistão;

  • Cilindro amortecedor.

 

O cilindro hidráulico pode realizar forças de tração e/ou compreesão, e a velocidade de ação depende do fluído e da superfício do êmbolo. Além disso, o diâmetro dos tubos e hastes são importantes para a quantidade de força a ser empregada. 

O seu funcionamento depende da energia de um fluído hidráulico pressurizado, comumente é utilizado o óleo. 

A força a ser exercida pela cilindro hidráulico é resultado da multiplicação da área do cilindro pela pressão da bomba. Portanto, para funcionar adequadamente, é necessário que os cilindros sejam fixados nas duas extremidades. A forma de fixação varia de acordo com o tipo de máquina e dos dispositivos utilizados.

Cilindros hidráulicos podem ser utilizados para diferentes funções, e costumam integrar um mecanismo maior, podendo ser parte de máquinas utilizadas no setor industrial. Escavadeira é uma das máquinas mais associadas ao cilindro hidráulico, e ele é responsável por movimento o braço e as pás deste maquinário.

Na área da agricultura ou setor rodoviário também é possível a utilização de cilindros hidráulicos, como, por exemplo, para empilhadeiras, cilindros de levantamento e injeção de prensas; ou para o uso como braçadeiras, medidores, guindaste de caminhão montado, carregadores, equipamentos de construção, mineração e até mesmo equipamentos florestais.

Este é um equipamento que necessita ser desenvolvido com atenção e qualidade. Por ter função tão importante em seu uso, falhas no desenvolvimento podem resultar em acidentes ou má funcionamento das máquinas. 

Para isso, conte com Ferramentas Santa Catarina. Somos especialistas quando o assunto é entregar qualidade. Contar com cilindros hidráulicos desenvolvidos por nossa empresa é uma garantia de que seu maquinário possui equipamentos fortes, com capacidade de atender suas necessidades e alta durabilidade. 

Cilindros hidráulicos produzidos pela Ferramentas Santa Catarina é um equipamento resistente. 

Para conhecer nossos produtos e serviços, entre em contato com um revendedor e solicite seu orçamento. Entregar qualidade é entregar aos clientes o que eles merecem e precisam. Faça a melhor escolha: Ferramentas Santa Catarina.